quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

O projeto “Marca Agro do Brasil” pretende fazer do Agro uma paixão nacional


O projeto “Marca Agro do Brasil” é a maior iniciativa de comunicação do setor já realizada no país e a ABMRA é a protagonista dessa mudança de cenário.

Pesquisa “Percepções sobre o Agro. O que os brasileiros pensam?”, desenvolvido pelo Movimento Todos A Uma Só Voz, demonstrou que “7 em cada 10 brasileiros têm uma atitude positiva em relação ao Agro” e que o “O agro é um dos setores mais admirados pelos brasileiros”. Além das informações divulgadas na versão pública, o estudo também avaliou os caminhos criativos e entendeu as mensagens que mais atraem, unem e despertam reações positivas para encantar a população brasileira. Este é o ponto de partida para a construção do projeto”Marca Agro do Brasil”.

Ricardo Nicodemos, presidente da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agrícola (ABMRA) – Foto: Agronews®

O projeto será composto por iniciativas que aproximarão a cidade do campo, com o objetivo de tornar o agro uma paixão nacional. “Nas últimas décadas, o Agro brasileiro evoluiu muito: aprendeu a produzir mais em menos espaço, desenvolveu tecnologias, aplicou inovações no campo e avançou nas questões relacionadas à sustentabilidade, mas não evoluiu com sua comunicação nem construiu uma marca forte, deixando o setor vulnerável às ações de quem muitas vezes o menospreza”, sublinha Ricardo Nicodemos, presidente da Associação Brasileira de Comercialização Rural e Agrícola (ABMRA).

Nicodemos usa o exemplo para ilustrar o ponto. A “8ª Pesquisa ABMRA Hábitos do produtor ruralmostrou que 54% dos produtores acreditam que sua imagem está certa ou errada na sociedade. A ABMRA quer liderar a mudança desse cenário. A instituição foi eleita curadora e mentora do projeto”Marca Agro do Brasil”, idealizado pelo Movimento Todos A Uma Só Voz, cujo objetivo é posicionar corretamente o Agro.

Marketing externo

Em julho do ano passado, durante o Fórum da Cadeia de Suprimentos, na 54ª Expoagro – que aconteceu no Parque de Exposições Jonas Pinheiro, em Cuiabá/MT, Ricardo Nicodemos afirmou que os empresários rurais – das 5 milhões de propriedades agropecuárias brasileiras, devem falar mais para ser entendido fora dos portões do setor agroalimentar. Esse foi o tom da conferência”Marketing externo”.

Nicodemos também falou sobre o fato de a proposta do setor ser mais divulgada, compreendida e cuja importância é reconhecida pela população. E como estratégia, a adoção da comunicação regionalizada e do diálogo entre empresários e comunicadores rurais, como jornalistas e produtores profissionais de conteúdo. “Somos catalisadores de conteúdo para vocês (produtores). Precisamos criar um comitê de jornalistas. Aproximar as pessoas e criar uma comunicação simples e transformar conteúdos palatáveis ​​e simples para que a população entenda os produtores.”, exemplificou a importância da participação ativa dos profissionais de comunicação.

Link para o artigo completo, incluindo a vídeo aula: “Marketing fora da cidade”, aula com Ricardo Nicodemos“

O brasileiro ainda não conhece o Agro

Os brasileiros não sabem (ainda) os resultados alcançados e o quanto o Agro torna nossas vidas melhores. Temos que contar esta história. Nossa aspiração é fazer do Agro uma paixão nacional, assim como o futebol e o Carnaval”, comenta Matheus Marinho, diretor da plataforma de comunicação da ABMRA e um dos líderes que coordenará o projeto.

O projeto “Marca Agro do Brasil” pretende fazer do Agro uma paixão nacional

O projeto

Marca Agro do Brasil” é um projeto para posicionar e construir a imagem do Agro brasileiro. Incluirá ações e campanhas integradas, que serão implementadas de forma cadenciada e aproximarão o Agro das pessoas, despertando o sentimento de orgulho e admiração dos brasileiros pelos produtores e pelo setor. Os conselhos definirão públicos, áreas de interesse, campanhas e ações táticas”, explica o presidente da ABMRA.

Nossa proposta é conversar com o pré-escolar e o estudante universitário de jornalismo; abordar a senhora que faz o café, bem como o CEO da empresa; diálogo com o churrasqueiro de sempre e também com o vegano. Traremos informação e conhecimento para que os brasileiros saibam o que realmente é o Agro e o quanto ele melhora nossas vidas”, reforça Matheus Marinho.

O projeto é baseado em três pilares: coerência (conteúdo e narrativa com base científica), sequência (apresentação gradual das informações para que haja melhor compreensão) e frequência (ações contínuas e perenes).

O desafio inicial é a definição dos seis eixos estratégicos que irão permear todo o projeto e que são compostos por temas relevantes que representam a base do projeto “Marca Agro do Brasil”. Os membros do conselho estão nesta fase definindo esses temas centrais.

Adendo

Um projeto nacional tão ambicioso precisa de uma estrutura coerente, envolvendo formadores de opinião, especialistas e lideranças de diversas áreas de atuação – de dentro e de fora do Agro. Para cumprir esse papel, o projeto “Marca Agro do Brasil” formou mais de 10 conselhos.

As diretorias reúnem uma equipe de 95 pessoas que traçam a estratégia, o planejamento e o plano de ação, a partir da definição dos eixos estratégicos. Profissionais como o ex-ministro Roberto Rodrigues, Xico Graziano, Paulo do Carmo Martins; Agroindústrias: UPL, Corteva e MSD; Produtores: Carmen Perez, Sonia Bonato e Ana Nery; Associações do agro: ABAG, Abisolo e ABCZ; Associações Não Agropecuárias (ABRAS); veículos multimídia; e influenciadores digitais.

É preciso criar ações que demonstrem como o Agro evoluiu exponencialmente nas últimas décadas. Apresenta um Agro próspero, moderno e inovador, que movimenta parte significativa da economia brasileira e gera 19 milhões de empregos. Mostra que o setor representa alimentos para alimentar uma população crescente, fibra para vestir as pessoas e energia renovável para manter o país em movimento. E acima de tudo, demonstrar que o Agro é formado por pessoas e famílias que estão no campo, que trabalham para prover tudo o que alimenta nossas famílias nas grandes cidades.”, resume o presidente da ABMRA.

Sobre a ABMRA

A Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro (ABMRA) é a única entidade dedicada exclusivamente ao marketing e comunicação do Agro. Há 43 anos, fortalece o marketing por meio da disseminação de boas práticas, ajudando a melhor comunicar todos os que participam da cadeia produtiva do setor. Reúne universidades, empresas e indústrias, consultorias, agências de comunicação e publicidade, mídia e jornalistas. Siga-nos em nossos canais: www.abmra.org.br.

*Com informações da Texto Comunicação

AGRONEWS® é informação para produtores



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